sexta-feira, dezembro 09, 2005

GUITARRA PORTUGUESA













A desmistificação da guitarra portuguesa passa pelo aproximar às “hostes terrenas” da sua real presença física e material, e não de um espectro de si mesma que tem proliferado desde o seu nascimento originando um mundo paralelo, arredado e sem pontos de contacto com o comum dos mortais.

Este instrumento tem estado desde sempre envolto numa áurea de mistério em que os conhecimentos se passavam por via oral apenas a alguns, contribuindo para que ficasse a imagem de algo extremamente erudito e inacessível.
Todo este cenário passado e ainda presente reflecte o estado actual de escassez ou inexistência de qualquer tipo de registo escrito de material técnico e partituras para guitarra portuguesa.

De facto a guitarra portuguesa é impar na sua sonoridade e forma de tocar, devendo por essa razão ser dada a conhecer estando ao alcance de todos, pois faz parte das nossas raízes enquanto portugueses.

A guitarra portuguesa é um instrumento versátil com amplas possibilidades para poder trilhar o seu próprio caminho, saindo um pouco da “tradicional sombra” do Fado.